Dicas essenciais para 3 reparos domésticos

O que saber antes de chamar um profissional de manutenção para sua casa?

O segredo de quem busca administrar bem o dia a dia de uma casa é estar preparado para lidar com as necessidades que surgem a toda hora. Por isso, vale a pena conhecer alguns mecanismos essenciais desses reparos para saber fiscalizar o profissional da manutenção, e não ser passado para trás.

Reparo Enel X
O que você precisa saber antes de chamar um profissional de manutenção para sua casa

Abaixo, detalhamos as principais informações de três ajustes recorrentes que valem a pena você conhecer.

Torneira

Caso a água não esteja saindo normalmente, seja na torneira do banheiro ou da cozinha, provavelmente será necessário um desmonte para descobrir onde está o problema.

Os prováveis ajustes são: troca da borracha, substituição do vedante ou do courinho. Pode até ser necessária a troca da torneira por completo. De qualquer forma, previna-se de maiores estragos; você pode fechar o registro antes do encanador chegar e começar o serviço.

Lembre-se: mau funcionamento do sistema hídrico gera desperdício e, portanto, aumento no valor da conta de água. Observe seu relógio e esteja atento a vazamentos. A propósito, você tem ideia da quantidade de água que gasta por dia? Aplicativos como o Projeto Hydros podem ajudá-lo em prol de um consumo mais consciente.

Pia

Entupimento da pia é algo que pode ocorrer com bastante frequência e pode se tornar um grande incômodo, principalmente quando a água não desce de jeito nenhum.

Mantendo a limpeza em dia, você perceberá uma diminuição na quantidade de entupimentos, já que o acúmulo de resíduos sólidos no sistema é o que mais causa o problema. Tome cuidado: fios de cabelo são os vilões dos encanamentos, assim como gorduras e outros descartes inapropriados.

Jamais utilize métodos caseiros como o manejo de soda cáustica para fazer o desentupimento ou limpezas. O produto é prejudicial à saúde e pode acarretar a danos severos como cegueira e queimaduras se não for utilizado corretamente. Por isso, também mantenha as crianças longe enquanto o encanador realiza o reparo.

Chuveiro elétrico

Quando a água para de esquentar, a solução provavelmente está na troca da resistência. Destacamos que para todo reparo que envolva eletricidade, os cuidados devem ser redobrados.

O primeiro passo é desligar o disjuntor do banheiro antes que o eletricista inicie o serviço. Após a troca, ele deve fazer um teste: abrir o registro e deixar correr água fria, para conferir se há vazamento. Só então, religar o disjuntor. Também fique atento à precisão do profissional que estiver executando o reparo, pois pequenas folgas podem diminuir a durabilidade do aparelho.

Lembre-se: antes de decidir por um modelo de chuveiro elétrico para sua casa, avalie se suas propriedades atendem à demanda de consumo da família e ao sistema de eletricidade que possui. Quanto mais apropriado o aparelho, menos vezes você vai precisar se preocupar.

Sem gambiarras

Com estas dicas você estará preparado até a chegada de um profissional qualificado que sabe como fazer os consertos necessários sem precisar de gambiarras. E para não ser pego desprevenido, existem no mercado serviços de assistências que disponibilizam check-up residencial, serviços de manutenção e consertos de eletrodomésticos, e que protegem sua casa antes de algum imprevisto acontecer.


Quer assinar o Blog?

Seu formulário foi enviado com sucesso!!!
Conheça a Enel X

Descubra a Enel X e mude a forma de se relacionar com a energia. Conheça nossos produtos e serviços inovadores, capazes de tornar seu dia a dia mais eficiente e simples. Unimos forças e parcerias para integrar as melhores soluções. O poder agora está em suas mãos!


Saiba mais