Economia de energia com gestão centralizada

Centralize a gestão e transforme a energia em um ativo para sua empresa.

Se a sua empresa tem um número grande de filiais, sejam elas escritórios, lojas, centros de distribuição ou qualquer tipo de estabelecimento, a gestão das contas e a economia de energia podem ser desafios.

Quando você enxerga a questão como um problema local a ser conduzido do ponto de vista de cada unidade, pode estar perdendo uma enorme oportunidade de economizar energia.

E a questão ainda vai além, a gestão centralizada permite aumentar tornar estes custos mais previsíveis, minimizando os riscos associados as influências de condições climáticas, mudanças nas regras do jogo pela política e na economia. Estas variáveis, que estão fora do controle da sua empresa, afetam diretamente o custo da energia e podem influenciar diretamente na margem do seu negócio de uma hora para outra.

Pensando nisso, enumeramos um passo a passo para você entender como fazer esta transformação na forma de administrar os recursos energéticos. Entenda como implementar a gestão de contas centralizada na sua empresa e o impacto na economia de energia.

Gestão centralizada das contas garante a economia de energia

 

Passo 1 – Entenda o que você compra e quanto você gasta de energia

São diferentes distribuidoras que levam energia até as empresas, as vezes mais de uma por estado. Diferentes formatos de conta, distintas alíquotas de impostos, taxas e uma série de encargos que tornam difícil formar uma base comparativa do que está efetivamente sob sua gestão: o consumo de energia.

Para as empresas que já estão um passo à frente na forma como lidam com a compra de energia, as opções são ainda mais complexas: autogeração, geração distribuída, compra através do mercado livre. Diferentes modelos de compra para gerenciar, cada uma com a sua legislação e complexidade de mercado.

Ter a gestão das contas de energia de todas as suas unidades em um só lugar vai ajudar na economia de energia ao comparar custos, identificar oportunidades de otimização do processo de compra e implementar as melhores práticas para o negócio como um todo.

Passo 2 – Analise como você compra sua energia

O mercado de energia está cada dia mais flexível e descentralizado. Hoje é possível às empresas e até clientes residenciais, gerarem a sua própria energia e comercializarem o excedente na rede de distribuição, por exemplo.

Montar uma boa estratégia de portfólio pode reduzir drasticamente os custos, reduzir riscos e até trazer ganhos financeiros com a economia de energia.

Entenda quais são as opções disponíveis no mercado para empresas:

MERCADO LIVRE DE ENERGIA

No mercado livre de energia, os contratos de compra e venda são negociados entre aqueles que consomem grandes volumes de energia e as empresas geradoras, na grande maioria das vezes através de empresas chamadas comercializadoras.

É possível, portanto, escolher de quem se vai comprar a energia, negociar preço e duração dos contratos que ficam em geral com prazos de até cinco anos.

Para optar pelo mercado livre de energia a empresa deve ter contratos de fornecimento de energia acima de 500 kW. Ou seja, uma conta de energia mensal de no mínimo R$ 60 mil.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (ON GRID)
Quando a empresa produz a própria energia e conecta esta fonte à rede de distribuição. Como veremos adiante, esta geração pode ou não estar no terreno da empresa.

O método mais comum de autoprodução pela sua praticidade de instalação é a Energia Solar. As vantagens deste modelo estão na maior independência de variáveis e atores externos, previsibilidade de custos, garantia dos equipamentos e facilidade de manutenção.

AUTOCONSUMO REMOTO 
Desde que sob a mesma pessoa jurídica, a empresas, sejam elas uma grande indústria ou uma rede de varejo com diversas lojas, podem produzir sua própria energia em um local diferente do consumo, como um terreno isolado, desde que o terreno e a empresa / filiais esteja na mesma área de concessão, com a mesma distribuidora de energia.

Além de produzir sua própria energia, o excedente é remunerado pela distribuidora através da obtenção de créditos na conta. O projeto funciona como um condomínio, com vários lotes de microgeração que podem ser utilizados para o autoconsumo remoto.

A grande vantagem desta modalidade é que a empresa não precisa de espaço para o painel no telhado, ou utilizar o terreno da sua fábrica ou centro de distribuição como no caso deste projeto de geração compartilhada para autoconsumo remoto.

O empreendedor garante o preço da energia antecipadamente e obtém descontos na conta de energia elétrica, já que toda a energia gerada pelos painéis solares é injetada na rede elétrica.

GERAÇÃO COMPARTILHADA
Reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com micro ou mini geração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

Passo 3 – Compreenda como e quando você usa a energia

Ferramentas já disponíveis no mercado permitem que o gestor de energia acesse um resumo abrangente de informações de faturamento por filial, da conta e do histórico para cada instalação do seu portfólio sempre que precisar e de forma centralizada utilizando uma plataforma tecnológica robusta.

Passo 4 – Como você melhora a economia de energia

Uma vez compreendido como sua empresa adquire e consome a energia, é hora de partir para ações de eficiência energética e como substituição de equipamentos por mais eficientes, iluminação, equipamentos de climatização, refrigeração e motores mais adequados.

Há também a a instalação de equipamentos de automação para equilibrar o consumo e garantir a economia de energia, como sensores de presença e temporizadores; ou com soluções mais complexas, como sistemas de recuperação e cogeração de energia, controles automatizados e inversores de frequência.

A melhor forma de conduzir este processo é através de uma consultoria especializada, que pode reduzir em até 40% os custos de energia.

Tudo isso pode ser feito através de contratos de performance, sem necessidade de um desembolso inicial de caixa, aonde a empresa contratada é remunerada pela economia gerada.

Passo 5 – Como criar valor

É possível reverter o jogo e transformar a energia elétrica de uma importante despesa em uma fonte de receita. A venda da produção excedente de energia é possível para consumidores livres e especiais, de acordo com a normativa da Aneel (Resolução Normativa Aneel 611 de 2014).

Desta forma a energia passa a ser um ativo da empresa. A venda pode vir através de sobras de energia, para empresas que já atuam no mercado livre e tem um contrato de demanda. Esta diminuição na demanda pode ser ocasionada por diversos fatores, como manutenção de máquinas e equipamentos, queda nas vendas ou tipo de paralisação não programada.

Com isso o consumo de energia pode ser menor que o planejado, gerando economia de energia e sobras de contrato ao final do mês.

Outra modalidade de venda, para os clientes conectados ao mercado livre associados a CCEE (Câmera de Comercialização de Energia Elétrica) podem comercializar o excedente da autoprodução.

Ou seja, grandes consumidores que produzam energia em uma das modalidades incentivadas como a eólica, fotovoltaica, biomassa, hidráulica ou cogeração qualificada, com potência inferior ou igual a 30 MW. Podem comercializar a sobra de energia também.

Conclusão

Seguindo estes passos e organizando a forma que a sua empresa consome energia, entendendo as oportunidades de autoprodução e adotando ações de eficiência energética sua empresa estará pronta para transformar esta fonte de despesa em receita.

A oportunidade está em suas mãos! Não deixe para depois estas ações que vão trazer benefícios imediatos para sua empresa.


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