Energia Solar


Produza energia limpa e renovável levando economia para o consumo energético da sua casa ou empresa.




Painel Solar

Reduza seu gasto com energia e cuide do planeta

  • Diminua sua conta de energia em até 90%.
  • Fique imune às variações dos preços da energia elétrica.
  • Contribua para a sustentabilidade do sistema elétrico ao utilizar uma fonte renovável.

Porque a microgeração solar é a melhor opção para sua casa ou seu negócio

Após a instalação, a economia é imediata e os painéis duram por mais de 25 anos.

O excedente da produção é convertido em créditos junto à distribuidora.

A produção da energia é proveniente de uma fonte inesgotável e não poluente.

Manutenção mínima, com verificação periódica dos equipamentos.

Entenda como a energia solar pode tornar a sua casa ou o seu negócio mais eficiente

Captação da luz do sol

Os painéis solares captam a luz do sol, que, através de inversores de frequência, é convertida em energia elétrica.

Economia imediata

A energia gerada pelos painéis é consumida instantaneamente pela sua casa ou sua empresa e você já começa a economizar.

Armazenamento

Havendo excesso de geração solar, essa energia é armazenada na rede elétrica para ser consumida em até 5 anos.

Créditos de energia

O sistema funciona como uma conta corrente com a sua distribuidora. Você só paga o que realmente consumiu e armazena o excesso sem custo.

Conheça nossos projetos

Hotel Bangalô - RS

O Hotel Bangalô, localizado em Canela, RS, instalou em 2015 um sistema com capacidade de 10,25 kWp com 41 placas solares e 1 inversor.

Consulado Italiano - RJ

Um projeto com 120 placas solares de 245W e três inversores de 10 KW, com capacidade instalada de 29,4 kWp.

Casa Brisa - CE

A Casa Brisa foi um projeto realizado para a Casa Cor CE. A instalação do sistema solar conectada à rede teve cinco placas solares de 240W com capacidade instalada de 1,2 kWp.

Inácia Restaurante - CE

O sistema possui 15 placas solares e um inversor, com capacidade instalada de 3,6 kW em uma área de 25 m² e capacidade instalada de 5.686 kWh/ano.

Veja Mais Projetos

Colégio CEM: usina de microgeração solar no Rio

O sistema solar instalado na escola é a maior usina de microgeração solar da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, gerando uma economia estimada em até 52 mil reais por ano.

Conheça o projeto

Tire suas dúvidas

Quando você produz energia elétrica na sua casa ou empresa com um painel solar e está conectado na rede da sua distribuidora, isto é chamado de geração distribuída. As grandes usinas que produzem energia são categorizadas como geração centralizada.
A compensação de créditos de energia é a forma de como este mercado de energia solar foi regulamentado no Brasil. Quando você produz mais energia do que consumiu em um determinado mês, esta energia vai para a rede da distribuidora e se torna um “crédito de energia”. Este crédito de energia é usado para abater o seu consumo de energia em algum mês que seu sistema produzir menos energia do que você consumiu. Desta forma é possível reduzir a conta de luz em 95%. Estes créditos com as novas normas possuem validade de 5 anos. Obs: Os créditos não podem ser vendidos, apenas usados para abater o consumo na conta de luz.
Antes quem tinha um sistema fotovoltaico só podia compensar os créditos de energia excedente em locais onde a conta de luz estava sob o mesmo CPF ou CNPJ. Agora com as novas regras para a energia solar, é possível transferir estes créditos excedentes para outros CPFs ou CNPJs desde que firmado em contrato. Sendo possível fazer isso através de cooperativas ou consórcios de pessoas ou empresas. Desta forma agora é possível você juntar um grupo de empresas ou amigos para construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia. Obs: Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.
Agora é possível gerar energia solar em condomínios e compartilhar a energia gerada entre os condôminos. A geração pode tanto ser usada para as áreas comuns como pode ser compartilhada entre todas as contas de luz dos condôminos. Obs1: Em caso de prédios é fundamental que se tenha área de cobertura suficiente, de fácil acesso e com muito sol o dia todo. Para um prédio o ideal é que se tenha no mínimo 200m² de área disponível.
Esta modalidade tornou possível, aqueles que não possuem locais com espaço ou sol suficiente, produzirem a sua energia. Em muitos casos escritórios, comércios, apartamentos, lojas e indústrias não possuem espaço para instalar energia solar, ou mesmo não são proprietários dos imóveis que estão ocupando e não podem fazer esta instalação. Na modalidade de autoconsumo remoto é possível utilizar um terreno de sua propriedade para construir um sistema fotovoltaico e usar a produção de energia dele para abater a sua conta de luz, na cidade, por exemplo. Obs: É importante lembrar que você só pode fazer isso desde que esteja dentro da mesma área da distribuidora. Exemplo: Você tem um apartamento em Niterói que a conta é da ENEL e possui uma chácara onde a conta também é ENEL.

Simule sua economia com o sistema solar

Quer descobrir as vantagens de um sistema solar para o consumo energético da sua casa ou empresa?
Envie os dados necessários e receba uma prévia de orçamento.

Simule um orçamento
Artigos

Quer assinar o Blog?

Seu formulário foi enviado com sucesso!!!
Conheça a Enel X

Descubra a Enel X e mude a forma de se relacionar com a energia. Conheça nossos produtos e serviços inovadores, capazes de tornar seu dia a dia mais eficiente e simples. Unimos forças e parcerias para integrar as melhores soluções. O poder agora está em suas mãos!


Saiba mais