Economia como exemplo

Para a direção e funcionários do Colégio Master em Fortaleza, no Ceará, é fundamental preparar os jovens como agentes de transformação para a sociedade, procurando levantar discussões sociais, éticas e ambientais em suas atividades.

É fácil compreender, então, como a escola, que possui um projeto de reciclagem e já utilizou o gerador como opção para a economia na conta de luz, investiu no projeto de Eficiência Energética para sua iluminação.

Segundo a coordenadora administrativa Andréa Nunes, ao lado do compromisso com a sustentabilidade e a preocupação com a falta de água nas hidrelétricas, os sucessivos reajustes nas tarifas de energia foram decisivos para a procura de recursos mais eficientes e econômicas.

Para levar a melhor solução ao Master, a equipe da Enel X levou em conta a qualidade da educação e o fim desperdício energético.

Para isso, foram instaladas 1500 lâmpadas de LED. O número corresponde a 80% do total presente na iluminação da escola, já que foram priorizadas aquelas que ficam acessas durante todo o dia.

O investimento no projeto se tornou atraente “financeiramente tanto pela economia na conta de luz como da parte da manutenção” destaca a coordenadora Andréa, que mencionou uma grande diminuição dos custos no primeiro mês.

Já o professor de química Carlos Eduardo Maia acredita que a lâmpada de LED é muito melhor que as antigas opções fluorescente e incandescente, que perde muita energia em forma de calor. Com a LED, consegue-se “emitir uma luz esteticamente melhor com boa visibilidade e consumir uma quantidade de energia muito menor”, explica Maia.

Luzes nas salas e na mente dos que estão no Master

A qualidade da iluminação foi percebida pelos alunos, apoiadores das ações de consciência ambiental do Colégio.

“A mudança deve começar por nós mesmos e essa atitude do Master é perfeita tanto do ponto de vista financeiro como para o melhor aproveitamento das aulas. A iluminação dentro de sala é muito boa, além de contribuir para o meio ambiente”, avalia o aluno Gabriel Melo.

O projeto de Eficiência Energética da Enel X no local mostra que cada vez mais serão necessárias atitudes como essa para o nosso planeta, onde o consumo energético tem crescido em proporção ao aumento da população mundial.

Por isso, “é muito importante o desenvolvimento de tecnologias que utilizem menos energia”, completa ainda o professor de química Carlos Eduardo ao lembrar como a produção de energia no país ainda é muito dependente dos recursos naturais esgotáveis, como as hidrelétricas e termelétricas.

Quer assinar o Blog?

Seu formulário foi enviado com sucesso!!!
Conheça a Enel X

Descubra a Enel X e mude a forma de se relacionar com a energia. Conheça nossos produtos e serviços inovadores, capazes de tornar seu dia a dia mais eficiente e simples. Unimos forças e parcerias para integrar as melhores soluções. O poder agora está em suas mãos!


Saiba mais