Melicidade e a maior usina de energia solar privada no Brasil

A Enel X concluiu a construção da maior usina solar do Brasil instalada em telhado e com geração distribuída na nova sede do Mercado Livre. Localizada na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo, a obra conta com 1.800 painéis solares, que reduzem em torno de 20% o consumo de energia do complexo.

Construída pela Enel X a usina funciona através do sistema de compensação de créditos de energia – estabelecido pela Aneel na resolução 482. A energia solar gerada é instantaneamente consumida pelo Mercado Livre, gerando uma economia imediata. E o excedente, quando houver, será injetado na rede elétrica e devolvido ao estabelecimento em créditos de energia, que podem ser usados em até 5 anos.

“Acreditamos que a energia solar pode gerar benefícios reais e sustentáveis aos nossos clientes. Quanto mais projetos forem realizados a partir de fontes de energia renováveis, como a solar, melhor será o futuro do sistema elétrico do País”, afirma o responsável pela Enel X, Néstor Benito.

O empreendimento tem uma potência total instalada de 0,5 MWp, ocupa uma área de 7.000 metros quadrados e deve gerar aproximadamente 700 MWh ao ano. Para se ter uma ideia, esse volume de energia evita a emissão de quase 100 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera, o que corresponde a 560 árvores plantadas no período.

O Mercado Livre é a maior empresa de tecnologia para e-commerce da América Latina, presente em 19 países. Seu site é um dos mais acessados no mundo. O projeto da nova sede foi batizado de Melicidade pela empresa e foi inspirado nos campi do Vale do Silício, California (EUA).

O complexo tem com capacidade para até 2 mil colaboradores, que recebeu um investimento de R$ 105 milhões, ainda incorpora diversas outras soluções que otimizam a utilização de recursos naturais. Como a iluminação de LED 100% automatizada que reduzem em até 75% o consumo de energia e instalação de grandes janelas que privilegiam a entrada de luz natural no ambiente do escritório.

“A Melicidade foi projetada com base em três objetivos: encantar talentos; aproximar-se de parceiros e clientes; e promover sustentabilidade”, destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil.

A Melicidade possui 17.000 m2 de área construída e possui áreas de trabalho compartilhadas privilegiam o contato direto entre todos os colaboradores. A obra da nova sede durou 12 meses e envolveu cerca de 600 profissionais.

Esse projeto mostra as importantes mudanças que vêm sendo feitas pelas empresas nos últimos anos, onde a inovação e o avanço da tecnologia caminham juntos para a geração de energia mais sustentável.

Quer assinar o Blog?

Seu formulário foi enviado com sucesso!!!
Conheça a Enel X

Descubra a Enel X e mude a forma de se relacionar com a energia. Conheça nossos produtos e serviços inovadores, capazes de tornar seu dia a dia mais eficiente e simples. Unimos forças e parcerias para integrar as melhores soluções. O poder agora está em suas mãos!


Saiba mais